Algumas funcionalidades do website poderão não funcionar correctamente, por favor active o Javascript no seu browser.
Jardim Sensorial - Capacitar pelos Sentidos

Jardim Sensorial - Capacitar pelos Sentidos

Objetivos do Projeto

Criação de um Jardim Sensorial semicoberto, para permitir usufruto todo o ano, integrado no pátio interno da sede da CERCIOEIRAS, que dá acesso ao edificado da Unidade Residencial (UR), Centro de Atividades e Capacitação para a Inclusão (CACI).

O jardim será planificado com um landscaping que vise a integração de equipamentos e matérias sensoriais diversos, de modo a responder a necessidades de estimulação sensorial.Com a implementação desta nova solução de intervenção sensorial, procura-se melhorar a qualidade de vida das pessoas com deficiência profunda e apoiar as mesmas nas suas atividades da vida diária.

O Jardim Sensorial com os diferentes equipamentos/materiais, adaptados às diferentes necessidades dos beneficiários, vai estimular a descoberta, a exploração, a iniciativa, a participação, as emoções, o relaxamento, a cognição, a intenção comunicativa e a interação social. Os nossos sentidos são a ponte para observarmos/sentirmos o que acontece fora de nós, e por meio deles as nossas emoções são estimuladas e conseguimos relacionarmos-mos com o espaço envolvente. Deste modo, poder oferecer um novo contexto diversificado e estimulante às pessoas com deficiência intelectual que atendemos, irá promover uma maior abrangência da sua interação com o contexto envolvente e promover a manutenção e/ou desenvolvimento de capacidades e participação nas suas atividades diárias.

Dirigido a 51 beneficiários diretos (pessoas com deficiência intelectual profunda), que integram a UR e o CACI, o projeto será desenvolvido diretamente com as equipas de intervenção. Haverá abertura á comunidade para atingir outros beneficiários indiretos, como é o caso da colaboração com outra entidade do concelho, de modo a ampliar a avaliação do impacto do projeto. O projeto está planificado, de modo a assegurar conformidade durante toda a execução, incluindo as fases de planificação, implementação, avaliação e disseminação do projeto, tendo identificando equipas responsáveis pela execução e monitorização das diferentes tarefas. Para tal estão assegurados instrumentos de gestão para monitorização (Mydailycare) e de avaliação (escala de qualidade de vida S. Martin), para assegurar o registo das evidências resultantes do projeto e disseminar os resultados obtidos.

  • Data de Início: 02-01-2023

    Data de Fim: 30-06-2024

  • Público-Alvo

    51 beneficiários diretos do projeto são pessoas com deficiência intelectual profunda e apresentam grandes vulnerabilidades em termos do seu quadro motor, sensorial, comunicativo e social

  • Local

    CERCIOEIRAS

  • Montante CO-Financiado

    39.390,00€

  • Responsável

    Raquel Pereira - Diretora Geral

Resultados

Objetivo Geral: Melhorar a qualidade de vida de 51 pessoas com deficiência intelectual profunda, promovendo o desenvolvimento de competências como a exploração, iniciativa, comunicação, cognição, socialização e motoras, no usufruto do contexto de intervenção terapêutica do jardim sensorial ao longo de 10 meses, que irá ter impacto no na participação das suas atividades da vida diária e potenciar a autonomia, dentro do que for aplicável ao perfil individual.
• Objetivo Específico 1: Melhorar a qualidade de vida dos 51 beneficiários diretos, na dimensão de BemEstar emocional, atingindo um percentil de 80%, em 10 meses.
- Indicador: Percentil de Qualidade de Vida Bem-estar Emocional
• Objetivo Específico 2: Melhorar a qualidade de vida dos 51 beneficiários diretos, na dimensão de
Relações Interpessoais, atingindo um percentil de 80%, em 10 meses.
- Indicador: Percentil de Qualidade de Vida Relações Interpessoais
• Objetivo Específico 3: Melhorar a qualidade de vida dos 51 beneficiários diretos, na dimensão de
Desenvolvimento Pessoal, atingindo um percentil de 80%, em 10 meses.
- Indicador: Percentil de Qualidade de Vida Desenvolvimento Pessoal

O Jardim Sensorial é um projeto inovador que impactou diretamente 55 beneficiários do Centro de Atividades e Capacitação para a Inclusão (CACI) e da Unidade Residencial da CERCIOEIRAS. Estes beneficiários, que apresentam vulnerabilidades nos âmbitos motor, sensorial, comunicativo e social, foram o foco desta iniciativa, cujo objetivo principal é melhorar sua qualidade de vida e apoiar o desenvolvimento de suas atividades diárias.

O espaço, projetado com equipamentos e materiais adaptados, oferece um ambiente rico em estímulos sensoriais, promovendo a descoberta, exploração, participação, emoções positivas, relaxamento, cognição, comunicação e interação social. Através dos sentidos, os participantes conseguem se conectar de forma mais intensa com o mundo ao seu redor, estimulando capacidades e fortalecendo sua participação nas rotinas diárias.

A equipa de intervenção do projeto recebeu formação específica para implementar atividades sensoriais focadas em estímulos auditivos, olfativos, táteis, visuais e propriocetivos, potencializando os benefícios do Jardim Sensorial para os usuários.

Colaboração e Impacto

O projeto contou com o apoio essencial de 60 voluntários da Pernod Ricard, que construíram mobiliário sustentável utilizando materiais reciclados, e com a colaboração do Oeiras Community Valley, que doou plantas aromáticas para enriquecer o espaço.

Uma avaliação com base na Escala de Qualidade de Vida San Martin revelou resultados impressionantes. O índice de qualidade de vida global alcançou uma média de 114, correspondente ao percentil 82. Antes da implementação do projeto, esse índice estava no percentil 65, evidenciando um avanço significativo. As dimensões de maior impacto foram o Bem-estar Emocional e as Relações Interpessoais.

Um Projeto com Futuro

Diante dos resultados positivos, o Jardim Sensorial continuará a ser desenvolvido, com a introdução de novos equipamentos e materiais sensoriais, ajustados aos interesses e necessidades dos beneficiários. A CERCIOEIRAS mantém o compromisso de inovar e otimizar os recursos para maximizar o impacto na vida das pessoas com deficiência intelectual.

Este é um exemplo de como a união entre inovação, dedicação e colaboração pode transformar vidas.

Projeto Co-Financiado Por:
  • BPI